Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Jacinto Aquático, Aguapé, orelha de burro ou Gigoga

Nem sempre há o que falar, e como dizem os sábios temos um par de ouvidos e uma só boca; então para calçar as palavras, andei pelas "vias googleanas" à buscar argumentos para esta postagem, haja vista a anterior  ter a mesma linha, já que não possuo um conhecimento acadêmico do assunto poluição, (senão apenas os de técnico em agropecuária), com suas causas e efeitos tenho que me basear em uma linha de comprovações mais "científicas" ou por por links.
O Fernando Sodré, especialista em energia alternativa, no site ambiente Brasil traz esta matéria que tem como foco a geração de energia à partir dos gases gerados pela decomposição do aguapé, ainda poderemos observar que o ambiente mais propicio para o desenvolvimento da Eichhornia carassipes é a agua servida seja aquela de origem doméstica ou industrial, neste link do Wikipédia podemos ler:
A sua introdução nos sistemas de água das cidades brasileiras deve-se justamente a sua característica de absorver e acumular poluentes, "filtrando" a água. Porém, quando em abundância, impede a proliferação de algas responsáveis pela oxigenação da água, causando a morte dos organismos aquáticos. (Os peixes e tudo que vive).
Nos anos oitenta do século passado.quando ainda existia a Cia Agrícola Baixa Grande-Usina Santo Amaro, eu atuava no setor de irrigação e drenagem da empresa na função de topógrafo, e executamos ali a construção de oito tanques de decantação e filtragem de agua de lavagem de cana, consequência da dita lavagem que resulta em alto indice de matéria suja em suspensão na agua, então na dita execução os tanques contavam com aproximadamente cinco mil metros quadrados por unidade, e, em cada um dos tanques foi aplicado uns 30% de aguapé. Passados uns 2 meses fui verificar o trabalho executado, só por curiosidade, e lá estavam todos os tanques completamente tomados de gigoga, e a agua que entrava muito contaminada no "aparelho" saia relativamente limpa, algo sensacional!
Portanto companheiros leitoras e leitores é necessário por parte das autoridades, dos cientistas ou de quem de direito resolver o problema do lançamento de esgoto nos corpos hidricos, pois não seja a providência tomada teremos uma catastrofe ecológica de fato, aliás já está em andamento o processo catastrófico.
Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Diretas sempre

Tratando da natureza!

Tratando da natureza!