Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

5 golpes em detalhes para não perder dinheiro na internet


FBI destaca os principais golpes virtuais que afligiram os residentes dos EUA durante o ano de 2009; aprenda com eles a se defender de arapucas.

Os golpes online continuam a ser uma das maiores pragas da internet, revela um relatório sobre crimes digitais divulgado pelo FBI, a polícia federal americana, na sexta-feira (12/1).  O resultado - que inclui os principais golpes de 2009 nos EUA, mas que se aplica aos internautas de todo o mundo - sugere que não há limites para a imaginação desses criminosos.“Os números contidos no relatório indicam que os criminosos continuam a tirar proveito do anonimato proporcionado pela internet. Eles também têm desenvolvido métodos cada vez mais sofisticados de enganar consumidores. O crime na internet está evoluindo para formas com as quais nem poderíamos imaginar cinco anos atrás”, disse, no relatório, o diretor Donald Brackman, do Centro Nacional de Crimes de Colarinho Branco (NW3C).O total anual de queixas de crime relatadas ao Centro de Queixas de Crimes na Internet (IC3), órgão resultante de parceria entre o FBI e o NW3C, aumentou 667,8% entre 2001 e 2009.
Local de origem
O IC3 também fez um levantamento do local de origem do fraudador, com base em informações fornecidas pela vítima, nos casos em que os dados eram disponíveis.
Segundo esse ranking, 65,4% dos fraudadores em ação nos Estados Unidos são residentes no próprio país; 9,9% são do Reino Unido, 8% da Nigéria, 2,6% do Canadá e 0,7% da Malásia.De acordo com o FBI e o site do IC3, entre os golpes mais populares de 2009 estão o do atirador, o de consulta astrológica, os golpes econômicos, os de sites de empregos e os pop-ups maliciosos com propaganda de software antivírus falso.Confira os detalhes de operação de cada um deles - e evite ser pego em armadilhas como essas.

1.Pop-up malicioso
Um dos golpes mais sujos envolve a exibição de anúncios pop-up maliciosos para software antivírus inócuo. As vítimas disseram ter sido expostas a anúncios que alertavam sobre a existência de vírus ameaçadores ou de algum conteúdo supostamente ilegal em seus PCs. Ao clicar nos pop-ups falsos, as vítimas estavam, sem saber, baixando código malicioso.Essas vítimas eram convencidas a comprar software antivírus para arrumar seus computadores, mas em alguns casos isso resultava na instalação de vírus, trojans e programas de captura de senha em seus micros. Tentativas de contatar as empresas de software antivírus eram malsucedidas.O IC3 recomenda aos usuários que virem essas advertências pop-up falsas que fechem seus browsers ou desliguem seus PCs imediatamente para, mais tarde, efetuar uma busca antivírus para ver o que aconteceu. Segundo o FBI, esses golpistas faturaram mais de 150 milhões de dólares no ano passado.

2.Atirador online
O golpe do atirador “online”, que ameaça matar o destinatário da mensagem caso não receba milhares de dólares, ainda está vivo em milhares de e-mails. Segundo o FBI, duas novas versões do esquema começaram a aparecer em julho de 2008. Um instruía o destinatário a ligar para um número de telefone contido na mensagem; o outro dizia que o destinatário ou alguém que ele ama seria seqüestrado a menos que um resgate fosse pago. Os destinatários eram orientados a responder por e-mail em 48 horas. O golpista então fornecia a localização de uma agência de transferência de dinheiro, cinco minutos antes do fim do prazo, e ameaçava fisicamente a pessoa se o resgate não fosse enviado em até 30 minutos.  Informações que identificavam a vítima eram incluídas no e-mail, para dar a aparência de que o golpista realmente conhecia o destinatário e seu endereço, afirma o FBI. Em alguns casos, nomes, cargos, endereços e números de telefone de agências do governo, de executivos ou de informações pessoais da vítima são usados na tentativa de tornar a fraude mais autêntica, explica o FBI. As vítimas deste golpe são geralmente instruídas a enviar o dinheiro via Western Union ou Money Gram para um receptador no Reino Unido.

3.Bolsa-crise
Uma economia em crise abre oportunidade para fraudes. Esta envolvia chamadas não solicitadas a respeito de “verbas de estímulo do governo”. O IC3 recebeu diversas queixas de vítimas que recebiam ligações telefônicas não solicitadas, com uma mensagem gravada. A voz da mensagem parecia-se com a do presidente Barack Obama e citava supostos fundos governamentais de ajuda, disponíveis para aqueles que se enquadrassem em algumas regras. As vítimas eram avisadas de que a oferta estaria disponível apenas por tempo limitado, e eram instruídas a visitar sites como www.nevergiveitback.com ou www.myfedmoney.com para receber o dinheiro.
Esses sites exigiam, da vítima, o fornecimento de informações de dados pessoais. Depois, elas eram levadas a uma segunda página, para receber a notificação de enquadramento nos critérios do programa. Depois de completar o pedido online e pagar 28 dólares em “taxas”, as vítimas recebiam uma mensagem que garantia a elas o recebimento de grandes quantias de verbas de estímulo, mas isso nunca acontecia, afirma o FBI.

4.Astrólogo de araque
De acordo com o FBI, esse tradicional golpe ressurgiu online, na forma de uma vítima que recebe spam ou mensagens de pop-up oferecendo consultas astrológicas gratuitas. A vítima deve apenas fornecer sua data e local de nascimento para receber a consulta.
Depois da consulta, no entanto, a vítima é levada a comprar uma leitura completa, com a promessa de que algo que lhe é favorável está para acontecer. A vítima paga pela consulta completa sem nunca recebê-la, e a maioria das tentativas de contatar o “astrólogo profisional” via e-mail resulta na mensagem “impossível de entregar”, afirma o FBI.

5.Emprego de mentira
Lado a lado com os golpes econômicos estão os golpes que prometem emprego online, em vagas de trabalho em pesquisa e ou a partir de casa. No golpe de trabalho a partir de casa, as vítimas são atraídas por conta de uma variedade de vagas, de gerentes de pessoal a compradores secretos.
As vítimas são levadas a fornecer ao fraudador suas informações pessoais, com a promessa de salários-hora acima da média ou do pagamento de centenas de dólares por semana. Para algumas vítimas, o golpista chega a prometer o envio do hardware e do software necessários para efetuar o “trabalho”.
Esses sites podem ser tão convincentes que as vítimas freqüentemente são levadas a descontar cheques e ordens de pagamentos enviados pelo correio, para depois reenviar uma parte do dinheiro por meio de seus cheques pessoais, dinheiro e ordens de pagamento para uma terceira parte, agindo como laranjas. Nos golpes relacionados a pesquisas, os fraudadores publicam anúncios que convidam à participação em uma pesquisa relacionada à relação entre empregado e empregador durante a atual crise econômica. Os que se inscrevem são solicitados a enviar uma cópia de seu comprovante de salário como prova de que estão empregados. No entanto, depois de enviar a cópia, a vítima nunca mais ouve o fraudador novamente. Mais tarde, a conta do empregador é subtraída de milhares de dólares por meio de cheques fraudulentos, diz o FBI.
Veja na integra neste link: (Michael Cooney)

Por Network World/EUA

Publicada em 15 de março de 2010 às 07h15
Comentário do blog: Esse ultimo golpe aí é muito perigoso, já vi algo parecido por aqui mesmo, rs!

Nenhum comentário:

Diretas sempre

Tratando da natureza!

Tratando da natureza!