Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Linux é melhor - Especial para empresários

Tenho lido sobre linux há bastante tempo e gosto muito do assunto, pois aprendi maneiras seguras e econômicas de se manter o pc ou o notebook. Minha fonte é o IDG Now, posto aqui um aperitivo que é o primeiro tópico e para não cansar muito um link te levará à página original; faça bom proveito da informação e obrigado pela visita!

Cinco motivos que colocam o Linux à frente do Windows em servidores:


O rápido crescimento do mercado para servidores x86 ocorrido no ano passado trouxe boas notícias tanto para o Linux como para o Windows, segundo um relatório divulgado na semana passada pela empresa de pesquisas IDC.
O que nem sempre é ressaltado, no entanto, é a significância que a porção de servidores Linux vem ganhando. As entregas de servidores Windows, em termos de unidade, cresceram 28,2% no segundo trimestre de 2010, quando comparadas com 2009.
Já a receita de sistemas Linux aumentou 30% no trimestre, para 1,8 bilhão de dólares. Os servidores Linux representam agora 16,8% de toda a receita de servidores, 2,5 pontos porcentuais a mais que no segundo trimestre de 2009.
Não é por acaso. O Linux é eminentemente melhor para uso como servidor do que o Windows – melhor que a grande totalidade dos concorrentes, eu diria. Por que? Vamos enumerar as razões.
1::Estabilidade
Os sistemas Linux são conhecidos por sua capacidade de funcionar por anos sem falhas. De fato, muitos usuários Linux nunca viram uma parada de sistema. Isso é ótimo para usuários de todo tipo, mas é particularmente interessante para pequenas e médias empresas, para as quais uma interrupção pode ter consequências desastrosas.
O Linux também lida com um grande número de processos simultâneos de forma muito melhor que o Windows – isso, aliás, é algo que colabora para degradar rapidamente a estabilidade do Windows.
E há a necessidade de reboot. Enquanto as mudanças na configuração do Windows exigem tipicamente um reboot – causando o inevitável downtime – geralmente não há necessidade de reboot no Linux. Quase todas as mudanças de configuração do Linux podem ser feitas com o sistema funcionando e sem afetar outros serviços.
De forma semelhante, se os servidores Windows precisam ser desfragmentados com frequência, no Linux isso foi praticamente eliminado.
2::Segurança (click aqui)

domingo, 29 de agosto de 2010

Clima muito louco?!


Nos vai e vem pela net li algo que me chamou à atenção , nada de Apocalipses religiosos ou coisa assim, mas vejamos em nossa região o avanço do mar em Atafona e Farol, hoje ainda no programa Fantástico será mostrado o caso de Atafona, muito bem informado pelo nosso decano Roberto Moraes. Há alguns meses tambem colocamos neste bloguinho uma postagem sobre o avanço do mar em Farol São Tomé, Passamos pelo Infoplantão onde há um alerta sobre a baixissima umidade relativa o ar -12%- fato facilitador para a incidência de incêndios nas áreas de preservação ambiental do Estado do Rio.
Estamos vivendo um período climático critico por conta e nosso próprio sitema de vida, e, infelizmente os maiores responsáveis por cada um e todos estes "acidentes climáticos"não estão nem aqui para isso, eles esquecem que nem tudo se resolve com $ dinheiro!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

15 coisas que todo usuário de PC deve saber

Você acha que entende de tecnologia? Pois saiba que se você não estará aproveitando seu potencial a não ser que conheça e aplique cada um destes 15 fatos, hábitos e truques para ser mais eficiente no dia-a-dia.
1. Não dê duplo-clique em tudo. O duplo-clique é como você abre itens (como arquivos e programas) no Windows. Não é assim que você abre links no navegador, clica em botões numa janela ou faz todo o resto. E se você duplo-clica automaticamente em tudo que vê, pode acabar passando direto por uma tela com uma informação importante ou enviar um formulário duas vezes. E mesmo que você não precise desta dica, com certeza conhece alguém que precisa.
2. Use a barra e barra invertida nos lugares certos. Vamos direto ao ponto: / é a barra, e \ é a barra invertida (ou contrabarra). Barras invertidas são geralmente usadas para indicar o caminho para arquivos no Windows (como C:\Arquivos de Programas\Blablabla), enquanto as barras são usadas para endereços web, como em http://www.pcworld.com.br/dicas.
3. Anote a mensagem de erro exata. Quando seu PC “dá pau”, ele geralmente tenta lhe dizer qual foi o motivo, embora provavelmente com um emaranhado de letras e números que você não vai entender. Anote a mensagem completa (ou tire um screenshot ou foto da tela, se possível) para que você possa mais tarde fazer uma pesquisa no Google ou repassá-la ao suporte técnico. Se seu PC não mostrou uma mensagem de erro abra a Central de Ações (no Painel de Controle) e veja se há algo no link “Exibir mensagens arquivadas”.
4. Traga seus arquivos apagados de volta. Quando você apaga um arquivo do PC ou cartão de memória, você não está realmente apagando-o. Em vez disso, você está apenas removendo a entrada referente a ele no índice que diz ao seu PC onde cada arquivo está no disco. Assim, o sistema passa a considerar a área para onde o índice apontava como “livre” para ser reutilizada. Se você apagou acidentalmente alguma coisa, utilitários de recuperação como o Recuva podem ajudá-lo a trazer o arquivo de volta, desde que o espaço que ele ocupava no disco não tenha sido sobrescrito com algo novo. Quanto mais rápido você agir, mais chances de sucesso.
5. Zere seu HD antes de se livrar dele. Como seu PC não apaga imediatamente os arquivos excluídos, não dá pra simplesmente reformatar o HD antes de enviá-lo para a reciclagem ou revendê-lo na internet, já que alguém com um programa de recuperação pode usá-lo para recuperar os arquivos e obter informações sobre você. Há várias formas de apagar completamente um HD antigo, mas a melhor opção é usar o Darik’s Boot and Nuke.
6. Desmarque opções antes de instalar. Vários aplicativos lhe dão a opção de instalar barras de busca e outros complementos para seu navegador, e outros são tão insistentes que estão configurados para instalar automaticamente estes extras a não ser que você marque uma opção no instalador dizendo que não os quer. Além do fato de que cada complemento é uma coisa a mais para o PC carregar, não dá para ter idéia de quais informações eles estão capturando e com quem as estão compartilhando. Eles vem junto com os aplicativos porque os desenvolvedores ganham dinheiro por cada cópia instalada, e não porque são realmente úteis. Portanto, preste muita atenção no que você vai instalar para não ser pego de surpresa com um novo mecanismo de busca padrão ou aplicativos dos quais não precisa.
7. Cuidado com vírus dentro de documentos do Office. Usuários avançados do Microsoft Office podem tirar proveito do Visual Basic for Applications (VBA) para criar macros que automatizam tarefas complexas. Entretanto, programadores maliciosos podem usar estas mesmas ferramentas para criar vírus que interferem com o seu trabalho e o de seus colegas. Por padrão, o Office vem configurado para desativar todas as macros e notificá-lo quando um documento que você está lendo as contém, então a princípio você está seguro.
Créditos: Patrick Miller, da PCWorld EUA
25-08-2010
Leia mais aqui em PC World.

domingo, 22 de agosto de 2010

Saudades de uma Campos decente


Poderia aqui citar várias musicas ou estórias que muitos compositores ou autores em suas nuances adivinhatórias teriam conhecido o futuro e nossa intrépida cidade... Que vergonha de levar na vida o nome de Campista, não fosse o fiado ou à vista. Li ainda há pouco no blog o Roberto Moraes citando o Ricardo André , Em outros tempos seriam clamados palavrões, fofocados no Boulevard, tititi prá mais de mez. Onde vamos parar com esta ganância dos "politicos", já escreveram e eu repito, poderiamos ter a melhor qualidade de vida do estado e quiçá da região Sudeste, e onde estamos? Na vergonha nacional de muitas eleições subsequentes, por descumprimento a lei e mal uso do dinheiro seja ele público ou privado, vejam que sempre achamos que o fundo do poço foi alcançado e novas situações nos envergonham mais, e mais, e mais.
Sucupira é aqui!
Socorro!
Leia também Planicie lamacenta - Editado às 19:12hs.
Reeditado as 22:47

domingo, 15 de agosto de 2010

Linux/Unix & Custos mais baixos.


Apesar da riqueza de aplicativos livres por aí, muitos proprietários de pequenas empresas continuam a gastar uma quantidade excessiva de seus recursos por demais escassos em software. Microsoft Office 2010? Isso vai ser $ 499,99 - ou $ 279,99 se você pode fazer sem a versão Professional. QuickBooks 2010? $ 159,95 ou mais. Adobe Photoshop CS5? A colossal $ 699.
A boa notícia é que não são livres e de código aberto alternativas para praticamente todos os pacotes de uma pequena empresa possa precisar, ea maioria deles são excelentes. razões ou não você já fez a transição para Linux - não são, afinal de segurança, e uma miríade de outros para fazê-lo - estas apps livre pode ser apenas o que qualquer pequena empresa precisa para ter sucesso.
1. Office Productivity: OpenOffice
OpenOffice.org 3 (também conhecido como OO.o) é uma fantástica fonte aberta alternativa ao Microsoft Office. Com componentes para processamento de texto, planilhas, apresentações, gráficos, bases de dados e muito mais, está disponível em vários idiomas e funciona em todos os sistemas operacionais comuns, incluindo Linux, Mac e Windows. Todos os dados fica armazenado em um formato padrão internacional aberto, eo software pode ler e gravar arquivos de Office também. Talvez o melhor de tudo, a interface é tão familiar e intuitivo, que você pode até não perceber que você está usando nada de novo. Você pode baixar e usar o OpenOffice gratuitamente.
2. Contabilidade: GnuCash
GnuCash é um pacote de software pessoal e de pequenas empresas de contabilidade financeira que também estão disponíveis para Linux, Mac OS X e Windows. Poderoso e flexível, o GnuCash permite-lhe controlar contas bancárias, ações, renda e despesas. Tão rápido e intuitivo de usar como um cadastro de cheques, baseia-se em princípios de contabilidade profissional para assegurar livros equilibrados e relatórios exatos. Entre as principais características são GnuCash contabilidade de dupla entrada, contabilidade de pequenas empresas de facturação, e muito mais. Os dados podem ser importados de programas como o Microsoft Money eo Quicken, embora possam ser exportados para planilhas, como o Microsoft Excel. Mais uma vez, esta interface de software livre é tão intuitivo e familiar que, se você já usou programas de contabilidade, antes, este não será problema.
3. Editoração eletrônica: Scribus
Scribus é um programa gratuito que oferece recursos profissionais de layout de página para Linux, Mac OSX e Windows desktops. Scribus suporta características profissionais de publicação, incluindo as separações de cores CMYK tanto à saída imprensa-pronta e criação de PDF. Eu encontrei o software pode fazer praticamente qualquer coisa pago os pacotes podem, e é comparável ao InDesign ou Publisher, por exemplo.
4. E-mail: Zimbra
Zimbra Desktop é gratuito e-mail e software de calendário que funciona em qualquer Linux, Mac ou computador Windows. A ferramenta oferece e-mail, contatos, calendário e capacidades de todos os documentos em um aplicativo, e permite que os usuários leiam e-mail de qualquer POP ou IMAP conta de correio electrónico, incluindo Gmail, Hotmail ou negócio e-mail. Possuído pela VMware, o Zimbra funciona tanto online quanto offline, e não há limite para o tamanho de seu armazenamento de e-mail. Como um bônus adicional, também é disponível em 20 idiomas.
5. Edição da página Web: KompoZer
Muito parecido com antigo FrontPage, da Microsoft, KompoZer é uma ferramenta para quem já trabalha com uma página da web. Para download gratuito e compatível com Linux, bem como as alternativas usuais outras KompoZer é um WYSIWYG (What You See Is What You Get) editor, o que significa que você pode editar páginas da Web visualmente, bem como por trabalhar com o código HTML puro. O software livre é extremamente fácil de usar, tornando-a ideal para usuários de computador não-técnicos que querem criar um atraente, profissional-olhando site sem necessariamente precisar saber HTML.
6. Gráficos: GIMP
GIMP, que significa "GNU Image Manipulation Program", é uma alternativa livre e de código aberto para o produto da Adobe PhotoShop caro. Com uma interface muito semelhante ao Photoshop, GIMP oferece capacidades, incluindo retoques de fotografias, composição de imagem e criação de imagem. Acredito GIMP vai satisfazer todos, mas o mais alto fim designers gráficos profissionais. É perfeito para fazer gráficos da Web, retoque de fotos do produto e criar materiais de marketing e todas as imagens criadas podem ser salvas em uma variedade de formatos comuns, incluindo o PSD do Photoshop.
7. Backup: Amanda
Amanda é uma solução de backup e recuperação que permite que você configure um mestre único servidor de backup para fazer backup de vários hospedeiros para uma única fita de grande capacidade, ou unidade de disco. O software pode fazer backup de um grande número de estações de trabalho rodando várias versões de Linux, Mac OS ou Windows. Atualmente, ele é usado para proteger mais de meio milhão de servidores e desktops em todo o mundo. Um serviço irmã de Amanda, entretanto, é Zmanda, que prevê pagamento de backup na nuvem.
8. Gestão de RH: OrangeHRM
OrangeHRM é um pacote gratuito para gestão de recursos humanos. Com módulos para o pessoal de gerenciamento de informações, benefícios, recrutamento, funcionário de auto-serviço, licença, e tempo e freqüência, o software também oferece serviços opcionais pagos, incluindo treinamento, suporte e customização.
9. E-mail campanhas: phpList
Se a sua empresa executa campanhas de e-mail, phpList pode ser uma grande ferramenta. O software é livre para fazer o download, instalar e usar, e é fácil integrar em qualquer site. Ideal para newsletters, listas de publicidade, notificações e muitos outros usos, phpList é projetado para gerenciar listas de discussão com até centenas de milhares de assinantes. A interface Web permite-lhe escrever e enviar mensagens e gerenciar phpList através da internet.
10. Gestão de projetos: OpenProj
OpenProj é um pacote de gerenciamento de projeto-livre, que substitui muito bem para o Microsoft Project mas trabalha com Linux e Mac, assim como Windows. Com mais de um milhão de usuários, base instalada OpenProj é apenas a segunda da própria Microsoft Project - que, naturalmente, os custos de um heck de muito mais. gráficos de Gantt, gráficos PERT e todos os outros recursos oferecidos pelo software da Microsoft estão em OpenProj também, e os arquivos existentes de projeto pode ser facilmente importado.
11. Antivirus: ClamAV
Mesmo se você estiver executando o Linux, ainda é uma boa idéia usar algum tipo de software antivírus. Originalmente projetado para Unix, ClamAV é um pacote de bom que está agora disponível para Linux, bem como para Windows e uma série de outras plataformas. A ferramenta oferece suporte embutido para quase todos os formatos de arquivo de correio, bem como formatos de documento populares, incluindo Microsoft Office, HTML, RTF e PDF. Com um banco de dados de vírus que é atualizado várias vezes por dia, ClamAV, é claro, também gratuitamente.

Do original em inglês.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Linux é dificil?


Não causa surpresa que, na comparação com outros sistemas operacionais, o Linux seja visto como difícil de usar – uma concepção que é rotineiramente explorada pela concorrência, interessada em espantar potenciais novos usuários do sistema.
Quer um exemplo? Numa página publicada recentemente no site inglês da Dell – e que foi retirada em seguida -, a fabricante de PCs sugeriu que o sistema Ubuntu Linux é indicado principalmente para usuários “interessados em programação de código aberto”, que não se importam em “aprender a usar novos programas para e-mail, processamento de texto etc”.
Para o restante – ou seja, quase todo mundo -, a Dell recomenda Windows. Que mais ela poderia fazer para desencorajar a maioria, com exceção dos mais determinados?
Por outro lado, tornou-se claro nas últimas semanas que a Dell está sofrendo de algum tipo de conflito interno quando se trata de Windows. Esta página, afinal, ainda está no site.
Independentemente disso, está na hora de acabar de uma vez por todas com essa noção de que Linux é muito difícil.
1::“Não é Windows”
Quando norte-americanos e brasileiros aprendem a dirigir um carro, trafegam pela mão direita da rua. Já quem vive no Reino Unido e no Japão aprende a trafegar pela esquerda. Nenhuma opção é “mais difícil” por si – elas são apenas diferentes. Mas, uma vez que tenha se acostumado a uma das formas, pode ser estranho aderir à outra, pelo menos no começo.
Assim é com os sistemas operacionais de PC. O desktop Linux é simples, elegante e lógico, mas funciona de forma diferente com Mac e Windows.
Continue a leitura.

Diretas sempre

Tratando da natureza!

Tratando da natureza!