Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dragagem e terraplenagem.

Uma bela conversa entre colegas de trabalho onde o assunto discutido é a denominação correta dos trabalhos que executamos: Dragagem poderia ser conceituada como terraplenagem?
Dragagem:  Técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, através de equipamentos denominados “dragas”. Estes equipamentos operam em sistemas adequados ao material a ser dragado e a sua forma de disposição.
Terraplenagem (português brasileiro: terraplanagem) é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno. "Terrapleno", literalmente, significa "terra cheia, cheio de terra". Geralmente esta movimentação de solo tem o objetivo de atender a um projeto topográfico.
Então nas duas palavras finais da designação de terraplenagem encontramos a relação direta entre as duas operações de engenharia, ambas movimentam terra à partir de um projeto de engenharia com a base óbvia da topografia.
Pois é lá vem a topografia ciência correlata e essencial para projetos e execuções de engenharia em todas as áreas, e nós encarregados de obras, eu particularmente também sou topógrafo, estamos juntos dia a dia executando nossas tarefas profissionais para uma obra bem executada onde todos ficamos realizados.

 


Nenhum comentário:

Diretas sempre

Tratando da natureza!

Tratando da natureza!