Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

Acabando com o planeta!


A quantidade de aguas servidas que são misturadas aos nossos rios, canais, lagoas e por consequência o oceano atlântico é algo simplesmente catastrófico, durante a semana que passou estivemos ralizando um trabalho topográfico junto a um dos importantes canais do nosso municipio, que liga a zona urbana à rural e ao oceano e pudemos constatar que os volumes de esgoto são imensos, para ilustrar o raciocinio: Se formos envasar em tanques de 10.000 litros a quantidade produzida em 24 horas (claro que o cauculo é estimativo) seria neessário 120 tanques de 10.000 litros por dia e toda essa "agua" com seus recheios fecais, etc e tal... Se fossemos armazenando tal volume pecisariamos de um planeta inteiro para guardar nossos dejetos portanto já passou da hora de concientizarmos os inconcientes, precisamos de equipamentos já que as autoridades que seriam competentes não resolvem: Se você conhece alguém que mora nas margens de canais, rios e lagoas recomende, peça ou até mesmo doe um sistema de fossa anaeróbia. Nós, nossos filhos e netos agradecemos!

A função principal deste sistema de tratamento é receber o efluente e submete-lo a um processo biológico, tendo como objetivo minimizar a sua quantidade de D.B.O existente. Mas o que é D.B.O?
D.B.O. significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. O método de tratamento com reator UASB + filtro biológico promove uma diminuição de até 90% do nível de DBO. Quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.
Comparemos:
A água pura tem 10ml/l de oxigênio dissolvido;Peixes sensíveis precisam de 5 a 6 ml/l de oxigênio para sobreviverem, enquanto que peixes mais resistentes, como o bagre, sobrevivem em 2 a 3 ml/l de oxigênio dissolvidos na água; O esgoto doméstico precisa, para ser degradado, de aproximadamente 300ml/l de oxigênio (DBO).
 Fonte: Delta Ambiental.

Nenhum comentário:

Diretas sempre

Tratando da natureza!

Tratando da natureza!