Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Considere-se hackeado


Um artigo recente da revista Forbes aconselhou aos leitores assumir que as empresas para as quais trabalham já foram hackeadas. Alguns leitores têm pedido minhas considerações a respeito, e eis o que penso: o artigo pode até ter exagerado no tom, mas no fim das contas a proposição é bastante apropriada. Boa parte das empresas são ativamente hackeadas e seus dados confidenciais são roubados e repassados a terceiros.
Há os que dirão que tais afirmações são imprecisas e sem fundamento, e se perguntarão onde estão as provas que lhes serviriam de base. É verdade. Não há dados ou pesquisas que sustentem a conclusão. Levantamentos e entrevistas só podem medir os incidentes de segurança conhecidos; é difícil medir os desconhecidos. Mas, no último caso, sobram evidências circunstanciais.
Não posso dizer quando isso ocorreu. Mas, no decorrer dos últimos dois ou três anos, me dei conta de que todas as companhias nas quais trabalhei foram hackeadas. E esse sentimento vai além da minha própria experiência pessoal. Pergunte a qualquer consultor de segurança da informação que tenha contato com uma boa base de clientes e eles lhe dirão a mesma coisa: “Sim, toda empresa é hackeada!”.
Mas o nível da invasão pode diferir entre as empresas de diferentes tamanhos. Toda empresa é invadida no sentido que elas provavelmente têm um ou mais computadores onde estão instalados algum programa malware, zumbi ou Trojan.
Alvo de interesse
Se a empresa tem tamanho que desperta interesse ou atua numa indústria que depende de dados extremamente valiosos (por exemplo, uma que concorra com empresas estrangeiras, escritórios de advocacia, ou indústrias militares), é bem provável que um hacker malicioso tenha instalado vários programas do tipo backdoor e enviado lotes de dados sigilosos para outros locais.
Leia mais aqui.http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/07/14/regra-de-seguranca-numero-1-considere-se-hackeado/

Nenhum comentário:

Diretas sempre

Tratando da natureza!

Tratando da natureza!