Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pesquisador diz que Google contribui para o aquecimento global

Por IDG News Service/Reino Unido Publicada em 12 de janeiro de 2009 às 12h16 Londres - Físico da Universidade de Harvard diz que cada pesquisa feita a partir do mecanismo de busca gera 7 gramas de dióxido de carbono. Um pesquisador da Universidade de Harvard afirmou que as pesquisas feitas pelos internautas a partir do Google emitem gás carbônico e podem poluir o ambiente. De acordo com o físico Alex Wissner-Gross, cada pesquisa feita a partir do mecanismo de busca gera 7 gramas de dióxido de carbono, pouco menos do que uma chaleira, e têm potencial para contribuir com o aquecimento global.O Google, no entanto, afirma que esse número é muito menor. De acordo com Urs Hölzle, vice-presidente de operações da companhia na Europa, cada vez que uma pessoa usa o mecanismo de busca, ela gera 0,2 grama de dióxido de carbono.Entretanto, é impossível afirmar quem está correto, pois a metodologia de Wisner-Gross é diferente da do mecanismo de busca. O pesquisador leva em conta a energia usada pelo computador de onde a busca é feita, por exemplo. Já o Google leva em consideração apenas a energia consumida em seus data centers.Segundo o The Sunday Times, jornal que publicou uma entrevista com o físico de Harvard, a pesquisa completa deve ser publicada em breve, pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos dos EUA.O mecanismo de busca e outras grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft, têm procurado instalar seus data centers em locais onde a eletricidade é mais barata (nas proximidades de hidroelétricas, por exemplo), para reduzir os gastos com a conta de luz. “Tomamos grandes medidas para reduzir a energia consumida em nossas unidades, mas ainda queremos melhorar esse ponto”, disse Hölzle, do Google.Estimativas indicam que a indústria de tecnologia é responsável por 2% de todos os gases relacionados ao aquecimento global, uma pegada de gás carbônico equivalente a das empresas de aviação. As empresas de tecnologia, porém, estão sendo cada vez mais cobradas pelo entidades ambientalistas e pelos consumidores a reduzirem suas emissões de gás carbônico e tomarem cuidados com a reciclagem de produtos. Jeremy Kirk, editor do IDG News Service, em Londres

10 comentários:

Ƭ. disse...

Oi, nem li a matéria ainda... mas o assunto parece esquentar.

Estou encantada com o Alambique do Leley.
O blog está lindo, além do mais, tem tudo q a gente espera de uma lugar desses,
uma cozinha com qualidade, a casa é uma graça, o serviço me parece ser dos melhores e pra quem aprecia, uma boa cachaça.

Vou dar uma cantada no meu marido e aparecer por lá neste fim de semana .

Amei o blog, a ideia, tuuudo.

Trabalhou com marketeiro, e mto melhor do q a gente vê por aí!!!

Gde abraço,

Teresa

Ƭ. disse...

Até isso agora!

Eles q se cuidem, pq os ambientalistas vão lavar a cara com esta pesquisa.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Obrigado pela força! Os ambientalistas, nós, já estamos de olho, esses empresários só pensam em embolsar capital, ele precisam investir mais em renovação do ambiente, a coisa está ficando preta!

Jacaré-Chinfrim disse...

Esses ambientalistas de merda e suas idéias mirabolantes para manter o emprego.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Com certeza existem questôes muito mais relevantes, tipo desmatamento da Amazônia, combustíveis fósseis...

Unknown disse...

A alteração de visual do blog ficou muita boa!!! E a informação continua pertinente e actuaizada.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Bento, obrigado pela visita e comentário!

Unknown disse...

Nossa, dessa forma aonde vamos parar? O que podemos usar? Tá complicado a coisa.

Beijos

Marcos Valério Cabeludo disse...

A questão não está em nós pobres mortais, afinal precisamos de instrumentos e ferramentas. O sistema gerador de energias é que está falido desde sempre.....Mas como já disse somos apenas pobres mortais, vamos nos concientizando e de passo em passo mudando nossos costumes....Os deuses da industria e do mercado acabarão por mudar o sistema gerador de energias!
Obrigado pela visita e comentáro!

Marcos Valério Cabeludo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Diretas sempre

Tratando da natureza!

Tratando da natureza!